sábado, 23 de janeiro de 2016

O fiscal do ClicRBS e os Sindicatos...

MS é o corneteiro do copo.É conhecido como "fiscal do Clic".Faz uma abordagem sobre os sindicatos do futebol gaúcho.
RW, boa tarde.
Sobre o levantamento de estrangeiros no Grêmio, algumas postagens atrás, me bateu a curiosidade. Nos times campeões de grandes títulos em 81, 83, 90 (Supercopa do Brasil), 94, 95, 96, 97 e 2001, entre os titulares temos apenas três castelhanos: De León, já consagrado no Nacional de Montevidéu (torcedor de ambos os times) e os até então desconhecidos paraguaios Arce e Rivarola. 
Existe um outro sindicato atuante na República de Piratini nos últimos 15 anos, que é SINCASPELE, o Sindicato do "Castelhano Peleador". A cada início de ano é uma chuva de especulações sobre jogadores argentinos, uruguaios e paraguaios para a titularidade gremista. Detentores da bravura "gaucha", da garra fronteiriça. Jogam no mesmo time dos volantes brucutus com calções embarrados. Não são treinados por um técnico, e sim por um general, chefe das tropas, que berra na beira do gramado e chuta garrafa d'água, esses defendidos pelo SINTREIGEN, o Sindicato do Treinador General. 
A equação tem elementos que não variam: mito do aipim + mito do volante embarrado + mito do castelhano peleador + mito do treinador general = futebol no tempo das diligências.
Enquanto encararem o futebol (um jogo técnico) apenas como uma escaramuça gaudéria no meio do pampa, o RS continuará assistindo o resto do Brasil e a vizinhança empilhar títulos nacionais e internacionais. 
Abraço!
MS