quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lenio Streck.A IVI e o treinador-trabalhador

Resultado de imagem para lenio streck

A IVI NÃO SE SEGURA! A IVI É PURA EMOÇÃO! EXPLODE, VERMELHO CORAÇÃO!
Lenio Luiz Streck 
A IVI está em festa. Chegou o treinador trabalhador. Antes odiado, agora amado. Chefe da Swat! E a IVI deixou de lado qualquer pudor. Sem tentam mais esconder. Sim, porque o autêntico membro da IVI é tentar, em todos os momentos, esconder o sentimento colorado. Por isso é IVI – Imprensa Vermelha Isenta. Quem assume o coloradismo explicitamente não é IVI.  Só é IVI quem é colorado e esconde, fazendo-se parecer ISENTO. Essa é a tese. Claro que alguns não conseguem se segurar e assumem. Outros continuam na IVI. 
Claro, quando o Inter vai mal, é fácil notar o ivismo. Ficam irados acima do normal. Exigem troca de treinador. Fora, diretoria. Dá para notar direitinho. Assim também o é com a CIA – Comentaristas Isentos de Arbitragem. Nem preciso falar de quem representa o autêntico exemplo de CIA.
Mas o que quero apontar é o momento máximo em que a IVI é pura emoção. A chegada do treinador trabalhador. Vamos pegar apenas a Zero Hora de hoje, dia 11 de agosto, o dia do advogado. MANCHETE da página 40 -  “ROTH REVOLUCIONA”.
Quando a li, pensei: vamos lá. Deve conter alguma coisa bombástica. Roth revoluciona? Teria ele se transformado em um Guardiola? Roth, o Guardiola trabalhador? Ipsis literis, então: 
“O Inter começa a ganhar a cara do técnico Celso Roth. O treinador abusou das experiências no CT e fez ao menos cinco mudanças na dinâmica do time. CRIOU UM NOVO DESENHO TÁTICO E ABRIU DISPUTAS POR POSIÇÕES NA LATERAL DIREITA, NO MEIO CAMPO E NO ATAQUE. Seus NOVOS conceitos já começam a ser absorvidos pelo grupo. A ORDEM É FAZER MARCAÇÃO INTENSA, desde a saída de bola do adversário no campo de ataque. Roth COBROU RÁPIDA TRANSIÇÃO de bola pelos lados do campo. A todo momento, paralisava o treino e orientava o posicionamento”.
Façamos uma anamnese da empolgante notícia:
1. O Inter começa a ganhar a cara do técnico: e o jornalista queria que a cara do time fosse de quem? Do Guardiola? Do Roger? Do Tite?
2. Roth criou um novo desenho tático e abriu disputas. Genial. Falcão ou qualquer técnico não fazem isso. Só o Roth, o revolucionário. O lema contra a Chapecoense é: NO PASARON.  E Falcão ou Guardiola ou Tite não abrem disputas na lateral, no meio e no ataque. Isso de abrir disputas é coisa revolucionária. Só Roth sabe. Binguíssimo!
3. A ordem de Roth é fazer marcação intensa, desde a saída de bola do adversário no campo de ataque. Hum, hum. Fico imaginando Falcão dizendo: Não façam marcação intensa; e nada de ficar marcando a saída de bola do adversário. Guardiola, inclusive, proíbe seus jogadores de marcar intensamente. E quem ousar marcar a saída de bola, vai para o banco. Bingo.
4. Roth cobrou rápida transição de bola pelos lados do campo. Bingo de novo. O treinador anterior proibia isso. Onde se viu fazer rápida transição? Roger e Falcão (parece que Tite também) vivem dizendo: façam essa transição lentamente. Quem fizer rapidinho  está fora.  Pelos lados do campo? Nem pensar. Essa tese é do Roth. Ele a patenteou. 
5. Roth paralisava o treino e orientava o posicionamento. Claríssimo. Falcão e Roger (dizem que Guardiola também, mas pode ser fofoca) não paralisam os treinos para orientar. Ficam correndo junto e cochicham no ouvido. Ou usam microfone tipo-Xuxa. Orientar treinamento? Isso é invenção do Roth. O revolucionário. Inventou até a parada nos treinamentos!
6. Por último, diz a ZH: Roth teve suas cobranças bem recebidas pelo grupo. Beleza. Maravilha. Isso é realmente incrível. O cara aparece como salvador, incensado até mesmo pelos seus detratores e...queriam que os jogadores o vaiassem? “ - Fora, Roth. Não queremos você”. Sim, esse seria o coro com que o grupo de jogadores deveriam esperar Roth e suas instruções... Essa IVI... Bingo de novo.
Pronto. Assim se escreve (mais) uma nova página da IVI. As novas lições revolucionárias de um treinador!
And I rest my case ludopédico!