domingo, 17 de setembro de 2017

Coluna do Guberman.Parte I

OS ARROBOUS DE BENFICA, PEDRO ERNESTO  E ZINI
Parte I
  Não há uma semana em que esses “próceres” não estejam assombrando as linhas que escrevemos por aqui. As canções até podem variar (mas não muito, diga-se de passagem), mas os pequenos isentos cantores repetem-se. E tome isenção reiterada o que, por vezes, nos leva a temermos que as colunas ficam repetitivas. Pois bem, essa aparência enganosa dá-se porque o modus operandi da tropa isenta não muda: de semana em semana eles persistem na agenda negativa, na produção de fatos tidos como negativos ao Grêmio e a douração da pílula colorada. Sintoma clássico? Eles não dizem Série B nem que a vaca tussa e um meteoro abata-se sobre o planeta.

Quando eles, ontem, por exemplo, voltaram à liderança da segundona, um histérico Pedro Legado bradava aos microfones que “tudo está no seu lugar, o inber está no seu lugar, é líder no campeonato”. Disse mais, que o inBer estava no lugar “de direito, a liderança do brasileirão”. E eles nem ruborizam ao dizer isso. Não ruborizam porque são vermelhos. Desde quando a série B é brasileirão? A “liderança” da Série B é, no máximo, a 21a posição do verdadeiro brasileirão. Vamos e venhamos: o time de segunda, na segunda, e os isentos têm atitude de segunda a não admitirem que o time está na segunda. Provam, portanto, que também são “jornalistas de segunda”. Ora, eles realmente se puxam, tanto que conseguiram as duas pérolas, aquela de chamar a segundona de transição e a outra, também do Pedro Legado, que escreveu a excrecência de que quem caíra não fora o inber, mas, sim, “o time ruim.  Já não é mais tautologia teratológica, mas pura e simples degeneração cerebral mesmo...

E essas colunas do Pedro Ernesto estão dando o que falar, de fato. Mal escritas a doer ( a cada coluna publicada, uma gramática suicida-se e uma escola implode-se), invariavelmente estão aí para louvar o lado mal e vermelho da força e tentar criar crises e cizânia ao lado azul e bom. Ah, não discordem, Srs. Justinos! Ou acaso já esqueceram das colunas seguidas (objeto de colunas nossas) em que ele ardentemente desejava a venda de Luan e decretara que a permanência de Luan seria um problema se não o vendêssemos? Eis que, essa semana, veio outra pérola: Arthur. Legado veio à luz com uma coluna em que ele exala seu desejo incontido de que o Grêmio venda o jogador.

Pedro Ernesto sente-se impune. Sim, porque mesmo depois de seu arroubo racista e homofóbico contra o Miller (e que foi varrido para baixo do tapete da IVI, junto com tantos outros casos que a Isenção Unida preferiu escamotear), passou o domingo e segunda-feira passados fazendo ilações falsas sobre a ida do Miller para o México. Disse que o Grêmio estaria ainda pagando salários do jogador etc.

Nessa onda, embarcou também Zini GluGlu Pires que, no afã de inventar e criar crise, publicou uma foto de Miller em um camaro vermelho com a legenda evocando que o jogador estaria feliz com a saída do Grêmio. Dois cliques teriam bastado ao isento GluGlu para que ele percebesse que a foto era antiga, tirada em Guayaquil e muito anterior à vinda do jogador para o Grêmio. GluGlu, porém, não queria jornalismo, queria mostrar que o jogador que ele ajudou a crucificar (e a justinaria seguiu alegre, inclusive o cancro do Conselheiro Justino que fica, de dentro de nosso seio, a guiar os passos da justinaria porfiriófila) tinha um carro vermelho... E ele é pago para isso! Esse mesmo “cronista” foi veemente em falar do salário do jogador pago pelo Grêmio.

Mentiram eles todos. Sim, meus amigos, mentiram com despudor e não pesquisaram. Não procuraram saber. Até porque eles não têm a intenção de informar, mas, sim, apenas e tão-somente, de distorcer e inventar. A verdade? Ei-la:  o Grêmio liberou-se integralmente de seu salário. Não paga um centavo. Nosso clube recebeu US$ 500,000.00 pelo empréstimo de Miller e o passo foi fixado no mesmo valor que foi pago quando da vinda do equatoriano para nosso clube. E há mais: se o atleta disputar mais de 30 partidas pelo Mexicano, a compra pelo Tijuana é compulsória. Esses são os fatos. Essa é a verdade.  Alguém acaso viu essa notícia nos jornais do RS? Ah, pois é...

Acreditem em nós, Srs., porque, ao contrário de Pedro Ernesto, não somos mal-intencionados. Nós pesquisamos e procuramos nossas fontes. Tanto que fomos os primeiros a dizer que o Luan não sairia e que renovaria com o clube. Temos os prints do Twitter e as colunas aqui no blog para o provar.

Para terminarmos essa primeira parte da coluna da semana, queremos aproveitar para deixar nosso testemunho e felicidade pelos 114 anos do Grêmio.

114 anos de Grêmio, Imortal Tricolor, fazes parte da nossa história e vamos-te celebrar sempre com amor! 
A todo o tempo, viva o Grêmio!
A alma azul, preta e branca, altaneira e orgulhosa, vai sempre apoiar! O clube de todos, a garra gaúcha e o amor infinito.
O Grêmio é maior, o Grêmio é infinito, o Grêmio é Imortal!
Feliz aniversário ao maior, melhor e mais completo clube do Rio Grande do Sul