segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Coluna do Guberman.Parte II

OS ARROBOUS DE BENFICA, PEDRO ERNESTO E ZINI
(de novo)
Parte II
  Na semana passada jogamos contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Essa semana, vamos enfrentá-lo em casa. No entanto, vacinem-se, porque durante todo esse interregno tivemos frenética atividade da IVI, desde assuntos de sempre, como a Arena, àqueles que sempre vem à tona quando há decisão envolvendo nosso time: a velha tática de desdenhar do adversário. Desta vez, do Botafogo. No dia seguinte ao nosso jogo, o River, favorito da IVI e quem Pedro Legado já proclamara campeão por antecipação da Libertadores, levou três na sacola. Imediatamente, Pedro Legado saiu-se em defesa, culpou a altitude e reiterou sua crença na final da Libertadores contando com a presença dos argentinos e seu amigo Benfica disse, sem rodeios, mas, também, sem fundamentar, que o brasileiro favorito para enfrentá-los era o Santos. Entrementes, puseram-se a mostrar, por A + B que o Botafogo era fraco e a vitória seriam favas contadas. Para que isso? Simples e cristalino: se vencermos, eles dirão que era simples obrigação. Se perdermos, por-se-ão a criticar à larga. Já fizeram isso incontáveis vezes. Nós não podemos deixar a IVI falar bobagens e menosprezar o adversário. Isso é técnica antiga. Respeito e foco no jogo de volta, isso é o que tem de existir.

Esse tipo de atitude é a quintessência da falta de profissionalismo que grassa naquelas plagas isentas da Ipiranga. E por que, indagamos sempre, há os que ainda lhes dão crédito e propagam as sandices que esses isentos eructam sempre? E veio também Benfica a falar novamente da Arena. Como ele sempre faz, aliás. 

    Benfica, o vermelho, , sem citar nomes e em um discurso de sujeito elíptico, que alguém, em algum momento, teria tencionado fazer isso ou aquilo etc. Esses  jornalistas querem criar cizânia para manchar o momento do Grêmio!  E como a calculadora vermelha de Don Benficone está rateando, ele, como mau profissional que é, inventa. 

  A Arena, para ódio da IVI, sempre foi do Grêmio. O Bolzan - e seu mérito é muito grande por isso, parabéns a ele - negociou e conseguiu condições mais favoráveis para os pagamentos das parcelas do financiamento, eliminou intermediários e mudou, simplificando mais favoravelmente ao clube, a gestão. Só que tais esclarecimentos nunca foram feitos pela imprensa vermelha isenta (IVI), da qual Benfica é uma das figuras de proa. Para eles, falavam em comprar (novilingua da IVI, falar em comprar a Arena para dar a impressão de que não era do clube). Só agora começam a falar em "compra da gestão ", mas também está errado. Só que esperar que a IVI seja correta é demais. Não querem informação, querem confusão. E aí se vêem com essa coletânea de frases mal escritas em claudicantes vocábulos juntos em precária gramática, querendo elevar as ilações e invenções ao patamar de fato.

Essa mesma imprensa tão ciosa quando se trata de assuntos do Grêmio e da Arena (notem, por exemplo, GluGlu Zini que, na mesma semana, usou a expressão “cofre raspado” em três colunas diferentes para falar do Grêmio), é extremamente omissa para falar da situação calamitosa das finanças coloradas. Todas as informações que obtivemos sobre o assunto saíram na imprensa acima do Mampituba. O silêncio cúmplice é a regra esse ano.

  A pergunta que fazemos é uma só: como, após tanto tempo em que eles são postos a nu diante de tantos, ainda resistem falando bobagem? E como ainda não há uma posição institucional mais forte por parte do Clube? E antes que sejamos acusados de oposicionistas ou situacionistas, não somos nada disso, somos gremistas. E é por isso que uma posição firme do clube seria interessante. Não é uma questão de confronto aberto, mas de firmar posição. O Flamengo fez isso no RJ recentemente. O próprio time da Segunda Divisão, aqui no Rio Grande, também o fez e ganhou uma retratação em forma de editorial na folha vermelha da Ipiranga. E olha que são tratados a pão-de-ló!

Evidentemente que as redes sociais têm ajudado a desmascará-los. Alguns têm se perdido nessa emaranhado e acabaram por resvalar para o limbo. O combate, porém, é grande e árduo. E continuará ainda por muito tempo. O importante é nunca esmorecermos.  

E, assim, vamos terminando por aqui, pedindo a todos que não esqueçam de votar no Ricardo Wortmann na categoria Jornalista Web no Prêmio Press esse ano. Podem votar todos os dias, uma vez ao dia. Apoie o Corneta Do RW